Notícias

Tremor pode indicar doenças e situações psíquicas, alerta neurologista

Sensação também é comum ao ficar nervoso ou ansioso

Por Jacqueline Moura/Itatiaia | 29/12/2021 às 13:18
Pixabay
Foto: Pixabay

Você já deve ter passado por alguma situação de intenso nervosismo ou ansiedade e com ela veio o tremor. Isso é normal, apenas uma resposta imediata do seu corpo. Entretanto, existem outras causas para aparecimento do tremor, como por exemplo, o consumo de substancias estimulante, determinado medicamentos, cafeína em excesso, e até doenças neurológicas. 

De acordo com o neurologista, Diego Dorim, do Hospital Paulo de Tarso os médicos precisam analisar vários fatores para fechar um diagnóstico. “O tremor pode ser por doenças ou pode ser por situações psíquicas. Então a gente sabe que o paciente com maior nervosismo e mais ansioso ele tem mais tendência em ter maior intensidade em seu tremor. Outros fatores que podem ocasionar o tremor é o uso de algumas medicações, de alguns tipos de alimentos, a falta do sono, tudo isso pode deixar o tremor excessivo”, detalha.

É importante destacar que substâncias com propriedades que se relacionam com adrenalina causam o tremor. Como exemplo podemos citar os termogênicos usados nas academias, alguns suplementos alimentares, energéticos, refrigerantes de cola, tudo isso pode aumentar o tremor.

O especialista destaca que o simples fato de estar nervoso leva nosso corpo a tremer. “O simples fato de estar mais ansioso ou nervoso leva nosso corpo a uma descarga de adrenalina que intensifica esse tremor muscular exacerbando esse tremor e é inclusive a manifestação de algumas doenças psiquiátricas como o transtorno de ansiedade generalizada,” exliplica o médico. 

Tremer demais e o tempo todo podem indicar alguma doença. É preciso procurar um médico para investigar as causas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou