Maurílio Costa

03 de March de 2022

Por Rádio Itatiaia, 3/3/2022 às 6:43 PM

atualizado em: 3/9/2022 às 6:17 PM

O Doutor do Futebol

A Rádio Itatiaia teve sua história marcada por grandes personagens. Um deles é Maurílio Costa, um vizinho da emissora que de tanto frequentar a sede foi convidado por Januário Carneiro para ser plantonista quando era ainda um garoto e depois de mais de meio século encerrou sua trajetória no ar como um senhor comentarista.

Entre os plantões e os comentários, o Doutor, como é conhecido, foi radioescuta, programador de comerciais, redator, repórter, narrou futebol, isso quando a TV Vila Rica foi comprada pela Itatiaia, e trabalhou também como advogado da emissora.

Daí vem o Doutor, de quem se formou em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Um dos momentos mais importantes da história da Rádio Itatiaia foi vivido em 1974, quando a emissora transmitiu a Copa do Mundo da Alemanha num momento de grave crise por causa das dívidas provocadas pela aquisição da TV Vila Rica e do Diário de Minas.

Os concorrentes espalharam pela cidade que a equipe não tinha ido para o país europeu e que as transmissões estavam sendo feitas de Belo Horizonte mesmo.

No encerramento da fase de grupos, o Brasil encarava o Zaire, atual República Democrática do Congo, em Gelsenkirchen, precisando de uma vitória por pelo menos três gols de diferença para avançar à segunda fase.

O comentarista dessa partida seria Osvaldo Faria, mas ele adoeceu e foi substituído por Maurílio Costa. Quando Valdomiro decretou o 3 a 0 salvador para a Seleção, já aos 34 minutos do segundo tempo, o Doutor não se conteve. Levantou na tribuna e comemorou o gol brasileiro.

A televisão alemã, que fazia a geração das imagens, achou a cena curiosa e a transmitiu para todo o mundo. Estava derrubado o boato de que a Rádio Itatiaia estava transmitindo a Copa da Mundo da Alemanha de Belo Horizonte.

Antes disso, ele já tinha vivido momentos históricos, como a final do Campeonato Carioca de 1963, quando estreou na reportagem num Maracanã lotado, ou na inauguração do Mineirão, em 5 de setembro de 1965, dia em que a Itatiaia foi a primeira a transmitir ao vivo do Gigante da Pampulha.

Por várias décadas, o Doutor foi o funcionário mais antigo do departamento de esportes da Rádio Itatiaia. Foram dez as Copas do Mundo, numa história iniciada cobrindo o tri, no México, em 1970, e dezenas de outras competições internacionais.

Em 2015, Maurílio Costa parou de comentar jogos, mas isso não significou sua saída da Itatiaia. A emissora faz parte da sua vida. E ele, da história da Rádio de Minas.