Acir Antão

17 de February de 2022

Por Rádio Itatiaia, 2/17/2022 às 10:45 AM

atualizado em: 2/17/2022 às 2:03 PM

Entre notícias, política e canções

Ele é um dos comunicadores mais populares e mais musicais do rádio mineiro. Acir Benedito Antão nasceu no dia 23 de agosto de 1944, na Vila Nova Esperança, região Nordeste de Belo Horizonte. Radialista, locutor e cantor, Acir Antão começou a trabalhar na Itatiaia em 1970, redigindo e apresentando o Boletim de Notícias, de hora em hora. De lá pra cá, foi repórter, redator, apresentador e diretor de jornalismo, quando lançou o tradicional “Jornal da Itatiaia”, se consagrando depois como um dos principais locutores da casa. 

Entre as coberturas de destaque que realizou para a rádio Itatiaia, notabilizam-se as visitas do Papa ao Brasil, o desastre do pavilhão de exposições na Gameleira, a campanha pelas Diretas Já, as viagens de Tancredo Neves pela Europa e pelas Américas, além de inúmeros carnavais. 

Acir Antão foi repórter político durante 35 anos e assessor de comunicação de diversos órgãos públicos, como a Copasa, Câmara Municipal, Secretaria de Estado de Ação Social, Secretaria de Esportes e da Prefeitura de Contagem, tendo recebido várias condecorações e medalhas por reconhecimento de seu trabalho na área de comunicação social.

No ramo musical, Acir também conduziu o “Minas ao Luar”, projeto de sucesso e prestígio que levou para espaços públicos do interior centenas de concertos de choro e seresta. Como cantor, gravou músicas como “Bela Belô”, do compositor Gervásio Horta, “Praça Vaz de Melo”, de Celso Garcia e Jair Alves, e “Adeus Lagoinha”, também de Gervásio, e participou do disco coletivo “Waldir Silva em Letra & Música”, quando deu voz ao choro “Quatro Cordas Que Choram”, com Lucinha Bosco, no ano de 2016.  

Ainda na área musical, gravou o álbum “60 Anos de Canção”, produzido por Gervásio Horta, e, em 2014, montou o espetáculo “Acir Antão canta Lupicínio Rodrigues”, em que faz um passeio pela obra do compositor gaúcho, conhecido como “o rei da dor de cotovelo”. Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte desde 2015, Acir também se apresenta em eventos públicos e privados, sendo sempre acompanhado pelo grupo Sarau Brasileiro, liderado pelo amigo Geraldinho Alvarenga.

Acir atuou também na TV Vila Rica, TV Bandeirantes, TV Minas e TV Horizontes, apresentando programas como “Minas, o Estado da Música” e “Agora é com Acir Antão”.

Campeão de audiência na Rádio Itatiaia e no rádio mineiro, além do programa diário entre 09:00 e 10:00 hs, Acir Antão apresenta há décadas, nas manhãs de domingo, o “Programa Acir Antão” e “A Hora do Coroa”, onde conta curiosidades das canções, compositores e histórias da Música Popular Brasileira.